Press

Do you work for a Portuguese media organisation and are interested in covering the event? Our updated press release is available here. For further inquiries, please contact the Chair of the Scientific Committee, Professor Maria Paula Diogo.

December 2020

Público: O Museu do Côa vai receber uma conferência mundial sobre o Antropocénico em 2021

“A comunidade científica mundial está a debater a existência de uma nova era geológica, designada de Antropocénico e que diz respeito ao momento a partir do qual a acção humana exerce um efeito tão grande no Planeta Terra que consegue criar um novo tempo geológico em que os humanos substituíram a Natureza como a força ambiental dominante”, disse à Lusa o presidente da Fundação Côa Parque (FCP), Bruno Navarro.

“Este evento, que integrará a programação oficial da presidência portuguesa da UE, será organizado pela Agencia Nacional Ciência Viva e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e vai desenrolar-se durante três dias no Museu do Côa. A acção vai receber destacados investigadores mundiais especializados na temática do Antropocénico, envolvendo a comunidade científica e educativa da Europa”, indicou o responsável pela Fundação.

May 2021

Lusa: Museu do Côa vai acolher a Cimeira do Antropocénico de 15 e 17 de junho

“Acolher uma iniciativa científica desta envergadura é um privilégio enorme. Todas as reflexões sobre o período geológico (…) sairão do Vale do Côa para o mundo. O Côa é um território com características únicas especiais e que muitas vezes vão ao encontro das questões que circundam esta nova era que, do ponto de vista ambiental, sustentabilidade, recursos naturais ou até do ponto de vista demográfico, é indicado para este debate mundial”, concretizou Aida Carvalho.

Para a investigadora Paula Diogo, do Centro Interuniversitário da História das Ciência e Tecnologia (CIHCT), as questões ligadas ao Antropocénico há já bastante tempo que circulam na comunidade científica de forma abrangente envolvendo áreas como a biologia, física, geologia, história e uma visão mais ampla das ciências sociais.

Also at A Notícia,
Beira, Notícias ao Minuto,
Diário de Trás-os-Montes

June 2021

TSF: Museu do Côa tem a partir desta terça-feira um observatório mundial para estudar o Antropoceno

O Museu do Côa, em Foz Côa, tem desde esta terça-feira um Observatório Mundial do Antropocénico que pretende lançar uma agenda europeia de monitorização das atividades humanas e económicas com impacto no clima e nos ecossistemas.

Para a concretização deste objetivo foi formalizada hoje uma parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Côa Parque.

Presente na iniciativa, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse que o principal objetivo do Observatório do Antropocénico instalado no Museu do Côa é atrair estudantes de várias partes do mundo para estudar esta nova era geológica, o Antropocénico.

Also at Público, Expresso